Um futuro sustentável passa pelo fim do lixo
Daniella Souza Miranda
Latin America Commercial Vice President- Dow
A urgente realidade das mudanças climáticas por que passa o planeta está cobrando das empresas mais do que um posicionamento: está reivindicando ações efetivas contra o excesso de lixo e de poluição. Como empresa líder em ciência de materiais, nós da Dow temos a responsabilidade e a oportunidade de agir, principalmente, em dois sentidos: ajudando a acabar com o descarte de resíduos sólidos no ambiente e criando uma cadeia de produção circular, que feche o ciclo de vida do plástico. Esses dois caminhos miram o objetivo comum, que é o de tratar o lixo não como resíduo descartável, mas como matéria-prima.
Com o lema Stop the waste & Close the loop (Eliminar os resíduos e Fechar o ciclo), reafirmamos as nossas metas de sustentabilidade e de interromper o ciclo de desperdício de material. Até 2030, a Dow compromete-se em interromper o ciclo de desperdício de plástico, permitindo que um milhão de toneladas métricas de plástico sejam coletadas, reutilizadas e recicladas por meio de suas ações e parcerias diretas.
Para isso, na região, colocamos como prioridade o desenvolvimento de um portfólio de resinas feitas a partir de material pós-consumo, em parceria com organizações e empresas especializadas. Paralelamente a isso, apoiamos a profissionalização de um importante elo da cadeia de reciclagem: as cooperativas de catadores, cuja atuação é fundamental para a economia circular. No Brasil, atuamos em parceria com a Boomera e a Fundación Avina no programa “Reciclagem que Transforma”, que em sua primeira fase apresentou resultados muito promissores. A expectativa é de expandir esse modelo em breve.
Também assumimos o compromisso de, até 2035, trabalhar para que os nossos produtos que são utilizados como insumos para a produção de embalagens possam ser vendidos somente para aplicações recicláveis ou reutilizáveis, permitindo efetivamente fechar o ciclo de produção, nos moldes da economia circular. Para isso, estamos investindo em tecnologias e em educação para aumentar significativamente a reciclagem no Brasil e em âmbito global.
No nível industrial, trabalhamos guiados pelo design for recyclability (desenho para reciclabilidade), que, entre outras soluções, propõe a simplificação das embalagens, como a adoção de artigos de polietileno (PE) monomaterial – mais facilmente recicláveis.
Com essas e outras ações, reafirmamos a crença de que um futuro sustentável só é possível se todos nos unirmos para impulsionar soluções baseadas em ciência e tecnologia – que contribuam para tornar os resíduos sólidos um material valioso para a indústria. É assim que vamos enfrentar o desafio de tornar o planeta mais saudável.