Negócios

Filmes orientados: sete vantagens que impulsionam as embalagens recicláveis

por

Jorge Rodriguez

TS&D - Dow

Estamos vivendo um momento histórico para a humanidade. A rápida propagação da covid-19 causou mudanças para a vida de todos e fez com que vários setores, como saúde, higiene, asseio e desinfecção se tornassem fundamentais. Nessa nova realidade, o plástico e as embalagens plásticas vêm ocupando um papel importante nesses setores, como também na alimentação, em função de levar o adequado suporte a nossos lares. Mas não podemos deixar de nos preocupar com o planeta, com a sustentabilidade e com a necessidade de promover uma economia circular, assegurando que os resíduos tenham o destino correto, podendo ser reciclados para ter um segundo ciclo de vida.

Ter uma embalagem que seja reciclável não é tão simples, mas os últimos avanços em pesquisa e desenvolvimento permitem que essa transformação esteja ao alcance de todos, especialmente com as novas resinas de polietileno (PE), como são a família ELITE™ AT e INNATE™ TF 80, possibilitando a fabricação de filmes de polietileno orientados e bi-orientados, respectivamente.

Há vários anos, a Dow, de forma pioneira, vem analisando os requisitos para embalagens flexíveis, e é por isso que as soluções monomaterial de PE são o principal foco dos novos desenvolvimentos para cumprir com os desafios atuais do mercado (consulte o artigo publicado sobre a importância das embalagens monomaterial PE na economia circular).

Isso posto, listo as sete principais vantagens dos filmes orientados (BOPE e MDO PE) no design de embalagens de PE recicláveis:

1) Excelentes propriedades óticas e mecânicas:
Isso porque o BOPE fornece um alto equilíbrio entre resistência ao impacto e a perfurações, rigidez, além de possuir propriedades óticas nunca antes encontradas em filmes de PE.

2) Complemento em atributos nunca antes vistos:
que permite que eles sejam o substrato ideal para as laminações BOPE // Blown film PE, onde antes se utilizava outras resinas bi-orientadas, como BOPET e BOPP.

3) Versatilidade:
Os filmes laminados de BOPE funcionam tanto em máquinas para embalagens pré-fabricadas quanto em linhas de envase Formed-Filled & Sealed (FFS) para Pillow Pouch e Stand Up Pouch (SUP);

4) Reciclabilidade comprovada:
A estrutura BOPE 25µm // Blown Film PE 60-80µm recebeu o selo de reciclagem “How2Recycle” (atestado pelo instituto americano SPC) que permite dispor adequadamente as embalagens nas cadeias de reciclagem de PE existentes nos EUA.

5) Alta rigidez:
O MDO PE promove filmes de alta rigidez com uma adequada tenacidade adequada, e por isso começa a se posicionar como um material ideal para complementar as propriedades em bi-laminação com o Blown Film PE.

6) Dualidade na fabricação:
O MDO, por usa vez, pode ser fabricado com módulos de orientação fora de linha ou em linha de extrusão (esse último, economicamente mais eficiente), tornando-se alvo de investimento das empresas convertedoras de embalagem.

7) Variedade de aplicações:
Filmes orientados permitem estruturas BOPE // Blown Film PE ou MDO PE // Blown Film PE para embalagens flexíveis em várias aplicações que já são comerciais no mundo, como: alimentos secos, alimentos para animais, entre outras.

Ter soluções monomateriais feitas com PE através de filmes orientados fornece uma solução que favorece a economia circular para o mercado, permitindo assim reincorporar essas embalagens flexíveis recicladas em novos produtos. Essa é uma solução que, anteriormente, não era possível na grande maioria das laminações devido à combinação de diferentes polímeros de difícil compatibilidade.

Obtenha mais informações sobre a nossa resina INNATE™ TF que permite a fabricação de filmes bi-orientados BOPE, tecnologia que já disponível para o mercado da América Latina em parceria com a Oben Group.

Veja mais conteúdos: