Futuro do Consumo

Educação: a chave para um futuro sustentável

por

Fábio Arcanjo

Communications | Sustainability | Social Impact | Branding - Dow

Formular perguntas, provocar reflexões e gerar discussões. Esse é o caminho para a construção de soluções inovadoras.

E foi assim que tentamos dar espaço para que crianças colocassem no papel os seus desejos para um futuro melhor para o planeta, através do projeto “Inventores do novo mundo”, iniciativa da Dow e realizado pela Atina Educação, um exemplo desse tipo de experiência educativa e que é capaz de mobilizar as pessoas em torno da sustentabilidade. De forma lúdica, ele deu espaço para que crianças colocassem no papel os seus desejos para um futuro melhor para o planeta.

Troca de mensagens entre um dos responsáveis por uma das participantes do projeto e o Kadu, representante dos Inventores do Novo Mundo.

No lugar de transformar o conhecimento sobre os impactos das atividades humanas em matéria de sala de aula, o projeto aguçou a imaginação das crianças, provocando, dentro de casa, reflexões sobre o momento presente e o futuro. A experiência, embora simples, mostra que as soluções para salvar o planeta dependem da ação de todos – no sentido de propor caminhos, assumir responsabilidades e pressionar por políticas públicas que regulamentem um novo modelo de economia.

Para criar consciência de consumo e uma cadeia de produção circular e sustentável, mais do que impor modelos prontos, é preciso engajar diferentes atores em iniciativas de impacto social coletivo. Em outras palavras, para se chegar a medidas efetivas que ajudem a desenvolver uma economia pautada na circularidade é essencial o trabalho conjunto, envolvendo governos, empresas privadas e sociedade.

Agora, estamos sonhando em ver logo esses “Inventores do novo mundo” atravessando fronteiras e estimulando a imaginação de crianças de outros países. Mas, por enquanto, convido vocês a clicar aqui e conhecer (vídeo abaixo) o trabalho realizado em colaboração pelas amigas Lorena, Heloísa e Athina, vencedoras do desafio no Brasil – o que elas imaginaram e botaram no papel foi transformado em um incrível desenho animado!

Veja mais conteúdos: