Compatibilizantes: um “match” entre sustentabilidade e eficiência
Por Gianna Buaszczyk, Líder de Desenvolvimento e Aplicação
Embalagens monomateriais vêm se mostrando a solução ideal para aumentar os índices de reciclagem e ainda reforçar os conceitos da economia circular. Mas em alguns casos, principalmente em se tratando de produtos alimentícios, são necessários diferentes tipos de barreiras para manter o frescor e integridade dos artigos embalados – e, para isso, muitas embalagens necessitam de estruturas multimateriais com propriedades específicas.
E é aí que entram os chamados compatibilizantes: substâncias que, quando adicionadas às estruturas, permitem que elas sejam recicladas mais facilmente e incorporadas na cadeia de reciclagem de polietileno (PE) existente. E, como resultado desse processo, origina-se a resina pós-consumo com melhor qualidade e desempenho – preservando as suas propriedades mecânicas.
Os compatibilizantes podem ser adicionados a estruturas feitas de diferentes polímeros, como estruturas de EVOH/PE e PA/PE. Eles tornam esses materiais compatíveis e permitem a reciclagem na cadeia de PE. Para tornar a embalagem tecnicamente reciclável desde o momento do seu desenvolvimento é recomendado incorporar o compatibilizante logo na estrutura da embalagem.
E se ainda restar alguma dúvida sobre os benefícios do uso dos compatibilizantes, vale mencionar que eles ajudam a solucionar outro problema constante: os resíduos (aparas) que sobram do processo de produção de embalagens e que resultam em custos com armazenagem ou descarte. Isso porque quando o compatibilizante é adicionado no processo de recuperação das aparas, é possível obter, em média, um ganho de até 15% em função do reaproveitamento deste material frente ao descarte.
Entre os compatibilizantes oferecidos com exclusividade pela Dow, está o RETAIN™ 3000. A sua utilização permite adicionar valor às estruturas, que podem voltar ao ciclo de produção pós-consumo na forma de uma resina reciclada de extrema qualidade. É a solução perfeita para possibilitar a reciclagem de diversos tipos de embalagens de forma eficiente, otimizar o custo com o reuso de aparas e ser um caminho rumo às metas de sustentabilidade. A Dow trabalha para desenvolver as melhores soluções que viabilizem a economia circular na prática e estejam à altura dos desafios da cadeia de embalagem.
O trabalho é conjunto. Fica, portanto, o convite para participar desse movimento em prol da economia circular.
A Dow desenvolve soluções para ampliar o alcance da reciclagem de embalagens. Clique aqui e faça o download do Guia de Compatibilizantes e conheça suas aplicações a diferentes realidades de produção.