Plástico no meio ambiente e a necessidade por mudanças nos negócios
Melhores práticas de sustentabilidade são vistas como um ativo importante, inclusive, por investidores. Economia circular acelera processos de transformação
Sustentabilidade já virou parte essencial do DNA de qualquer empresa e na sua não deveria ser diferente. Além de se preocupar com o legado socioeconômico das atividades de sua companhia em relação ao uso e/ou descarte do plástico, por exemplo, é necessário depositar atenção também em como a sua marca está sendo vista pelo mercado por esse viés.
Um exemplo de como práticas melhores podem afetar a visão dos seus pares e de investidores é o Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE, o maior indicador da Bolsa de Valores que, desde 2005, é tido como um dos mais importantes. Ele aponta para o mercado as empresas que possuem uma visão em longo prazo em relação ao assunto: a análise considera as companhias comprometidas com sustentabilidade e que estejam dispostas a ingressar na criação de diferenciais quando o assunto é qualidade, engajamento com o desenvolvimento sustentável, natureza do produto, transparência e prestação de contas.
O indicador também acompanha o desempenho de outro quesito, a atuação nas esferas econômico-financeira, social, ambiental e em relação às mudanças climáticas.
Uso inteligente dos materiais e as oportunidades do setor na América Latina
Vale reforçar que o setor oferece possibilidades e que não as aproveitar, segundo o Fórum Econômico Mundial, representa uma perda de US$80 a US$ 120 bilhões para a economia global a cada ano, e isso se refere somente aos resíduos de embalagens plásticas.
Neste cenário, a economia circular aparece como um agente catalisador de processos que tornam o uso dos materiais mais inteligente, afinal, as embalagens plásticas são elaboradas para serem reutilizadas e recicladas, o que prolonga sua vida útil de forma mais consciente.
Confira o vídeo e entenda quais oportunidades a economia circular pode trazer para a América Latina e observe de que maneira sua marca está inserida no contexto ou o que precisa fazer para isso acontecer:
Adotar o modelo circular requer um período de transição e, ao fim da jornada, a prática rende frutos positivos, como mais empregos, menos impactos ambientais e redução de prejuízos econômicos para as empresas – o desperdício de materiais é um deles. A economia circular é uma maneira mais nova de fazer negócios, que olha para como a sociedade pode se beneficiar de uma cadeia produtiva mais consciente e justa para quem está nela ou é impactado de maneira direta ou indireta.