O que é economia circular?
Modelo econômico preza pelo uso consciente dos recursos naturais, baseia-se no prolongamento da vida útil dos materiais e em como as atividades impactam toda a cadeia produtiva
A economia circular não é apenas um meio sustentável de conduzir as operações, trata-se de um modelo econômico que se atenta ao crescimento sustentável, benéfico para toda a cadeia produtiva: empresas, meio ambiente e pessoas.
Para adotá-lo, é preciso mudar a postura em relação a como os negócios são realizados hoje em dia, uma vez que seus princípios se baseiam em eliminar resíduos, aumentar o ciclo produtivo dos materiais, ressignificar os produtos pós-consumo e ter mais cuidado com os ecossistemas.
A Fundação Ellen MacArthur, referência mundial quando o assunto é economia circular, traz uma frase que define bem o conceito: “busca redefinir a noção de crescimento, com foco em benefícios para toda a sociedade. Isto envolve dissociar a atividade econômica do consumo de recursos finitos e eliminar resíduos do sistema por princípio. Apoiada por uma transição para fontes de energia renovável, o modelo circular constrói capital econômico, natural e social. Ele se baseia em três princípios: eliminar resíduos e poluição desde o início, manter produtos e materiais em uso e regenerar sistemas naturais”.
A fim de facilitar o entendimento a respeito dessa forma inovadora de pensar a relação entre os agentes da cadeia produtiva, a plataforma Movimento Circular é um ótimo recurso para auxiliar no processo de aprendizado e pode, até mesmo, engajar equipes, já que ensina o tema e seus desdobramentos de maneira leve.
Mas para fazer a transição do modelo linear para o circular é preciso percorrer algumas etapas.
Quais são as etapas da economia circular?
A Fundação Instituto de Administração (FIA)1 explica, de maneira bem didática, como cada passo dessa jornada dentro da economia circular é denominado. As etapas são extração, transformação, consumo, manutenção e reparação, reutilização e reciclagem ou descarte consciente.
Com a implementação da economia circular, em médio e longo prazo, a empresa pode esperar ganhos socieocomicos e reputacionais.
1- Referência: https://fia.com.br/blog/economia-circular/